PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Áreas do norte do Ceará seguem com condições mais favoráveis às chuvas em relação às demais, aponta previsão para o fim de semana

26 de abril de 2019 - 08:17 # # # #

Faixa litorânea segue com chuvas nesta sexta-feira (FOTO: Marciel Bezerra)

Faixa litorânea segue com chuvas nesta sexta-feira (FOTO: Marciel Bezerra)

A previsão do tempo para esta este fim de semana indica cenário mais favorável para chuvas nas macrorregiões localizadas mais ao norte do Ceará, conforme análise das condições atmosféricas realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã deste sábado (27).

Neste momento, a condição indicada se deve à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, mesmo a que a confluência dos ventos alísios estejam mais acima em relação aos últimos dias. Observam-se nuvens sobre todo o território do estado.

A previsão apontada para hoje indica que, ao longo do dia, a cobertura de nuvens sobre Ceará será mais variada. No centro-norte, as precipitações deverão chegar a mais de 50% da área. Para o sul do estado, onde a tendência é de chuvas isoladas, as precipitações deverão chegar de 20% a 50% da área, ou seja, as condições não são tão favoráveis em relação às demais.

Já para este domingo (28), o cenário indicam redução das chuvas em relação aos dias mais recentes. A previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral e na Ibiapaba. No Maciço de Baturité, chuva isolada. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

BALANÇO DE CHUVAS

No que se refere às chuvas ocorridas no intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, o balanço parcial aponta registros em, pelo menos, 45 municípios. Os maiores acumulados informados até o início desta manhã foram em postos pluviométricos de Ipueiras (45,2 mm) e Ipaumirim (39,4 mm).


Os dados são preliminares de serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o endereço www.funceme.br/calendario.