PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Litoral, Maciço e Ibiapaba com céu nublado e eventos de chuva nesta quarta; Jaguaribana e Sertão têm previsão de precipitações isoladas

22 de maio de 2019 - 09:51 # # # #

Regiões mais ao norte do estado têm condições de chuvas mais abrangentes (FOTO: Pedro Nascimento)

Regiões mais ao norte do estado têm condições de chuvas mais abrangentes (FOTO: Pedro Nascimento)

A quarta-feira (21) chega com mais condições de chuvas no Ceará. A previsão do tempo atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje aponta para céu nublado e precipitações em boa parte do estado.

Nas análises realizadas na tarde de ontem, os meteorologistas da Funceme já haviam reforçado que a região Nordeste seguiria sob influência de áreas de instabilidade que se deslocaram do oceano Atlântico e adentraram o continente.

“Estas áreas estão associadas à atuação do Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o oceano, próximo ao leste do Nordeste. Ao longo de hoje, este sistema tende a se afastar, reduzindo as condições de chuva para esta quinta-feira (23)”, comenta o meteorologista Raul Fritz.

Diante do cenário atual, a Funceme prevê, para hoje, céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Já nas macrorregiões Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, as precipitações deverão ser isoladas, isto é, com uma menor área de abrangência, além de apresentarem céu mais claro (nebulosidade variável). No sul do Ceará, onde está o Cariri, a indicação é de possibilidade de chuva.

Com a dissipação do Cavado, a quinta-feira deverá ser de chuvas mais reduzidas em relação ao intervalo entre esta terça e hoje. Segundo a Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, céu com cobertura variável de nuvens, sem indicação de condições favoráveis às chuvas até este momento.

Já a partir da próxima sexta-feira (24), há a tendência da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) cujo posicionamento deverá voltar a contribuir para mais precipitações sobre áreas mais ao norte do Ceará.

Na tarde de hoje, um nova rodada de análise das condições de tempo será realizada pela Funceme para observar possíveis alterações e, se necessário, realizar mudanças na previsão para os próximos dias. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão.

Balanço de chuvas

No intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, houve chuvas, em pelo menos, 117 municípios. Os maiores acumulados foram indicados em Morada Nova (Posto Açude Cipoada – 120 mm), Fortim (Posto Fortim – 117 mm) e Pacatuba (Posto Escola Profª Luiza Teodoro – 111,2 mm). Os dados são preliminares e seguem em atualização ao longo do dia.