Centro-sul do Ceará inicia semana com previsão de eventos de chuva

17 de junho de 2019 # # # # # #

DOL deve beneficiar mais áreas ao sul do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

DOL deve beneficiar mais áreas ao sul do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

A previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda (17) indica que áreas do centro-sul deverão receber eventos de chuva entre hoje e esta terça-feira (18) devido a áreas de instabilidade provocadas por um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) localizado sobre os estados da Paraíba e de Pernambuco.

Conforme os meteorologistas da Funceme, a tendência é que tais precipitações previstas atinjam o Ceará a partir da tarde desta segunda, prolongando-se até amanhã. Além do centro-sul, onde o céu ficará nublado, o litoral do estado e a macrorregião da Ibiapaba estão sob condições de chuvas isoladas, isto é, precipitações de 20% a 50% da área sob previsão.

Após este início com cenário mais favorável às chuvas, a tendência, neste momento, é de redução no estado como um todo já na próxima quarta-feira (19), quando a previsão é de apenas possibilidade de chuva na faixa litorânea com nebulosidade variável nas demais macrorregiões.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h desta segunda, balanço parcial indica registros de chuva em, pelo menos, 36 municípios. Os maiores acumulados destas 24 horas foram em Mulungu (Posto Mulungu – 19,8 mm) e em Aratuba (Posto Aratuba – 19 mm).

Os dados são parciais e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda baixar o app ‘Calendário de Chuvas’, disponível para Android e iOs.