PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Litoral e Ibiapaba têm possibilidade de chuva leve hoje e no fim de semana, aponta previsão do tempo

12 de julho de 2019 - 10:04 # # # #

Fortaleza deverá receber precipitações leves nos próximos dias (FOTO: Matt W Newman)

Fortaleza deverá receber precipitações leves nos próximos dias (FOTO: Matt W Newman)

A análise das condições atmosféricas realizada na manhã desta sexta-feira (12) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o fim de semana chega com cenário propício a chuvas leves e concentradas nas macrorregiões mais ao norte do estado.

Para hoje, o prognóstico é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva no litoral e na Ibiapaba. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Neste cenário, as precipitações, sendo confirmadas, atingirão apenas entre 5% e 20% da área sobre previsão. Nesta sexta, a expectativa é que os registros aconteçam entre os períodos da tarde e noite.

Já para o sábado (13), a área com condições de precipitações reduz um pouco, ficando restrita ao litoral, que ficará também sob previsão de apenas possibilidade. Por fim, no domingo (14), além da faixa litorânea, a região Jaguaribana tem tendência de possibilidade de chuvas.

Em todos os cenários indicados por modelos numéricos, os acumulados previstos são de baixa intensidade e estão associados a áreas de instabilidade que estão sendo observadas no leste da região do Nordeste. Tais sistemas indutores de chuva se formam a partir do surgimento de áreas de baixa pressão.

Apesar da indicação para estes três dias, a Funceme realizará, na tarde desta sexta, assim como nas manhãs de sábado e domingo novas análises. Caso o cenário se modifique, será informado por meio do site do órgão. Mais detalhes poderão ser conferidos no aplicativo Funceme Tempo ou ainda ligando para o telefone (85) 3101.1117.