Sexta e fim de semana com céu variando entre parcialmente nublado e claro, aponta previsão do tempo

16 de agosto de 2019 # # #

Não há tendência de chuva para os próximos dias (FOTO: Marcos Felipe/Unsplash)

Não há tendência de chuva para os próximos dias (FOTO: Marcos Felipe/Unsplash)

O Ceará tem previsão de predomínio de nebulosidade variável de hoje até o próximo domingo (18), conforme análise das condições atuais de tempo realizada pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta (16).

O cenário de tempo mais estável está associado à ausência de sistemas indutores de chuva próximo ao estado. Por meio de imagem de satélite, observa-se nuvens sobre o território, porém, o céu deve variar entre parcialmente nublado e claro ao longo destes três dias, pelo menos.

Tempo seco

Como é comum neste período do ano, os municípios localizados no interior do estado registram umidade relativa do ar mais baixa em relação ao primeiro semestre, colaborando para um tempo seco.

Entre esta quinta (15) e hoje, as menores taxas entre as cidades monitoradas pela Funceme e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registradas em Sobral (26%), Iguatu (28%) e Jaguaribe (28%).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É indicado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é classificado como estado de emergência.