PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Secretarias e vinculadas assinam acordo de cooperação para compartilhamentos de dados

30 de setembro de 2019 - 08:01 # # # #

No acordo firmado a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Idace, se comprometeu no fornecimento dos dados atualizados dos imóveis rurais disponíveis e dos dados fundiários (FOTO: Marina Filgueiras/SRH)

No acordo firmado a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Idace, se comprometeu no fornecimento dos dados atualizados dos imóveis rurais disponíveis e dos dados fundiários (FOTO: Marina Filgueiras/SRH)

Os titulares das secretarias dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, assinaram, na manhã desta segunda-feira (30), um Acordo de Cooperação Técnica, envolvendo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). O acordo tem por objetivo a realização de ações conjuntas visando à integração e a disponibilização de dados de ambas as partes, envolvendo toda a base de dados digitais, referentes à malha fundiária e aos mapeamentos temáticos do Estado do Ceará.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a Funceme está preparando uma plataforma de dados que será um grande avanço para o Estado. “Nós teremos dentro de uma única ferramenta, todas as informações relacionadas a recursos hídricos do nosso Estado. Mapeamento de espelhos d’água, dados da operação carro pipa, estudos de açudes serão algumas das informações presentes na plataforma que ao juntar com as informações oriundas da DAS terá um resultado que auxiliará nas tomadas de decisões de várias secretarias”, justificou.

No acordo firmado a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Idace, se comprometeu no fornecimento dos dados atualizados dos imóveis rurais disponíveis e dos dados fundiários. Para o superintendente do Idace, José Wilson, a base de informações do órgão é muito rica e vai ajudar bastante na alimentação dessa plataforma. “Os dados dos proprietários dos imóveis rurais será um grande aliado resolução de demandas, principalmente oriundas de deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais, que tem contatos diretos com aquelas comunidades que buscam auxílio junto às secretárias”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, se comprometeu a também buscar informações dos Projetos São José I, II e III para ajudar ainda mais na atualização da plataforma. “A DAS vai fazer uma pesquisa nos nossos bancos de dados antigos para buscar arquivos de todos os Projetos São José, para acrescentar ainda mais dados e informações nessa plataforma que vai ser de grande importância para ambas as pastas”, garantiu.

Como cláusula do acordo compete, conjuntamente, à SRH/FUNCEME e a SDA/IDACE, desenvolver metas pertinentes para concretizar o objeto do presente Acordo. Foi escolhida uma pessoa de cada pasta para gerenciar o acordo, dando efetividade no processo de transferência de dados e na execução dos objetos, bem como pela manutenção do fluxo de informações necessário à implantação de atividades.

Participaram também da assinatura do Acordo, o superintendente do Idace José Wilson, superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa, diretor técnico da Funceme Hoilton Rios, assessor jurídico da SRH Ricardo Veras.