PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão: chuva passageira na sexta e predomínio de nebulosidade variável no fim de semana

4 de outubro de 2019 - 08:00 # # # #

Há nuvens sobre o Ceará, principalmente sobre a parte central e o litoral do estado (FOTO: Fajr Fradi)

Há nuvens sobre o Ceará, principalmente sobre a parte central e o litoral do estado (FOTO: Fajr Fradi)

O primeiro fim de semana do mês de outubro chega com cenário pouco favorável a chuvas no Ceará. De acordo com previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), somente o litoral pode tem condições de receber precipitação leve entre a madrugada e manhã de domingo (6).

Nesta sexta (4), conforme havia sido adiantado na previsão do dia anterior, a faixa litorânea apresentava cenário favorável à chuva. A atuação da brisa terrestre, sistema que atua de forma local, contribuiu para as precipitações nas primeiras horas da manhã.

O acumulado na Capital, considerando o intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje foi de apenas 2,5 milímetros. Já Potengi, município do Sertão Central e Inhamuns, teve 21,5 mm.

“Hoje nós tivemos a atuação da brisa que colaborou para as chuvas rápidas, já no sul, as precipitações estiveram associadas a áreas de instabilidade”, comenta o meteorologista da Funceme David Ferran.

Já ao longo do dia, o Ceará terá céu variando entre parcialmente nublado e claro de forma geral. Porém, conforme análise das condições meteorológicas, as macrorregiões da Ibiapaba e Litoral Norte, além do extremo sul do estado, poderão receber chuva.

Fim de semana

Para este sábado (5), a indicação é de nebulosidade variável em todo o estado. Os resultados de modelos numéricos de previsão não mostram tendência de chuva. Porém, no domingo, o litoral tem possibilidade de precipitação nas primeiras horas do dia.

Apesar do cenário indicado para hoje e os próximos dois dias, a Funceme realizará, na tarde de hoje e também nas manhãs do fim de semana, novas análises e, se necessário, realizará alterações.

Para acompanhar, basta acessar o site do órgão, redes sociais ou ainda baixar o app ‘Funceme Tempo’. Uma outra fonte de informação é o telefone da Gerência de Meteorologia: 3101.1117.