PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com apoio institucional da Funceme, Tocantins passa a ser autor de mapas do Monitor de Secas

13 de janeiro de 2022 - 15:25 # #

Equipe formada por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil passa a trabalhar na elaboração dos mapas do bloco regional Norte/Centro-Oeste, além da validação dos dados

Juliana Oliveira, pesquisadora da Funceme, e Alessandra Daibert, coordenadora de Articulação para a Gestão de Eventos Críticos da ANA, parte da equipe que veio ao Tocantins oferecer apoio institucional (FOTO: Marcel de Paula/Governo do Tocantins)

Juliana Oliveira, pesquisadora da Funceme, e Alessandra Daibert, coordenadora de Articulação para a Gestão de Eventos Críticos da ANA, parte da equipe que veio ao Tocantins oferecer apoio institucional (FOTO: Marcel de Paula/Governo do Tocantins)

O ano de 2022 começou com um novo passo do Tocantins no processo de acompanhamento contínuo da situação da seca no estado, o Monitor de Secas, um programa realizado nacionalmente em conjunto com a Agência Nacional das Águas (ANA). A partir deste mês de janeiro, o Tocantins passa a ser um dos estados responsáveis pela autoria dos mapas do bloco regional Norte e Centro-Oeste, junto ao estado de Goiás. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é o órgão responsável pela execução do programa no Tocantins e, até então, realizava apenas a validação dos dados.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, recebeu a equipe formada por técnicos da ANA e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), presente no Tocantins para dar início a esse novo papel do estado no monitoramento das secas. Miyuki destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh e da parceria com a ANA, fundamental para a execução de diversas ações da pasta. “Todas as frentes de monitoramento são importantes para o Estado, seja das secas, da quantidade de água, da redução de área queimada ou do desmatamento, são ações de comando e controle que prestam contas à sociedade e auxiliam nas tomadas de decisão”, ressaltou.

Primeiro da região Norte

O Tocantins foi o primeiro e ainda é o único estado da região Norte a aderir ao Monitor de Secas. Os dados gerados através de sensoriamento remoto (imagens à distância), de estações de superfície (como as Plataformas de Coleta de Dados – PCDs) e da rede de observadores são validados pelas equipes técnicas da Semarh e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que ficam a cargo do levantamento das informações locais mensalmente. Essas informações são importantes para o alerta precoce e a previsão de secas, auxiliando na elaboração de políticas públicas e prevenção de crises.

A partir de 2022, o Tocantins passa a atuar também na autoria dos mapas do bloco regional Norte/Centro-Oeste, que inclui os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

A pesquisadora da Funceme, Juliana Oliveira, que esteve no Tocantins na época da adesão ao Monitor de Secas, deu ênfase ao empenho da equipe tocantinense formada pelos técnicos Francisco Medeiros Junior, que recebeu treinamento para essa nova fase, e André de Moura Andrade. “Viemos oferecer apoio nesse novo papel que o Tocantins assume agora, ainda mais protagonista, contribuindo para o traçado do Mapa de Monitor de Secas da região”, disse. Além de Juliana, o meteorologista Leandro Valente Jacinto, da Funceme, também está no Tocantins auxiliando no processo de elaboração do mapa.

Monitor de Secas

Nascido em 2014, o Monitor de Secas conta atualmente com a adesão de 20 estados mais o Distrito Federal, divididos em três estados autores no bloco regional Nordeste, outros três no bloco Sul/Sudeste e dois no bloco Norte/Centro-Oeste. Um de seus objetivos é integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais, um esforço colaborativo, para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos.

O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce. O trabalho responde a uma necessidade histórica de melhoria no monitoramento e gerenciamento das secas no Brasil e representa o primeiro de muitos passos necessários para uma radical e urgente mudança de abordagem que permita lidar com a seca desde os seus primeiros sinais. Trata-se de um mecanismo de integração da informação de nível federal, estadual e municipal nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e agricultura.