PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Instituto francês reúne Funceme e parceiros do Nordeste para definir atividades de pesquisa

5 de maio de 2022 - 21:11 # # # #

O instituto desenvolve projetos de pesquisa que respondem à demanda dos diversos atores, incluindo as populações. (FOTO: Divulgação/IRD)

O instituto desenvolve projetos de pesquisa que respondem à demanda dos diversos atores, incluindo as populações. (FOTO: Divulgação/IRD)

O Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), com sede em Marseille (França), organiza, junto com seus parceiros institucionais brasileiros, o seu Comitê Diretor Estratégico (CPSS) no Brasil para planejar as atividades de pesquisa dos próximos cinco anos. A parte dedicada ao Nordeste, área histórica de pesquisa do IRD, acontecerá dia 10 de maio de 2022, na sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), com presença de representantes da governança do IRD da França.

No panorama da pesquisa brasileira, o IRD distingue-se pela colaboração com parceiros científicos locais e pela sua ênfase no desenvolvimento das capacidades do país. Para seus parceiros brasileiros, o Instituto é uma mais-valia para a internacionalização das pesquisas em cooperação.

A fim de planejar os próximos cinco anos de atuação do instituto no Nordeste, vários representantes da governança da sede do IRD em Marseille (França) estarão presentes para participar do Comitê Diretor, entre outros a Diretora Geral Adjunta do IRD, Sra. Corinne Brunon-Meunier e a Diretora do Departamento de Relações Internacionais e Européias, Sra Claude-Anne Gauthier. Nesta reunião, representantes da Governança se encontrarão com representantes das principais instituições parceiras na região, entre outras a FUNCEME, a UFPE, a UFC, a Wireless Telecommunications Research Group (GTEL/UFC), a UFRPE, a URCA, a UFRGS, a FUNCAP e a UFPB.

Mais

O IRD está presente no Nordeste desde o final da década de 1960. Esta região é caracterizada por uma elevada vulnerabilidade aos riscos climáticos, bem como pela sua fachada no Atlântico tropical, cuja estrutura física e biológica é ainda pouco conhecida, apesar das implicações no equilíbrio climático regional e global.

O instituto desenvolve projetos de pesquisa que respondem à demanda dos diversos atores, incluindo as populações. Entre as temáticas, pesquisadores franceses e brasileiros  estudam os solos, a variação de chuvas, os eventos extremos como secas, se focam sobre a estrutura social para ajudar a reduzir as desigualdades, e também trabalham sobre questões de gestão do ambiente marinho, para melhor conservar a biodiversidade aquática, sem impedir o desenvolvimento do território.

Um dos temas inovadores que o IRD e as equipes nordestinas estão desenvolvendo, é o monitoramento do clima e da precipitação usando redes de telecomunicações, uma tecnologia que requer a possibilidade de acesso a dados das operadoras de telefonia móvel na região.

SERVIÇO

• 10 de maio de 2022, 8h – 13h30
• LABOMAR UFC, Av. da Abolição, 3207 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-081