PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Seca fraca tem leve redução no Ceará, aponta Monitor

20 de dezembro de 2022 - 11:47 #

variação-monitor-de-secas

O mapa mais recente do Monitor de Secas indica que houve um leve recuo na área classificada com seca fraca entre outubro e novembro.

Conforme a ferramenta de acompanhamento periódico, o Estado apresentava 32,21% do seu território com a classificação mais branda da seca e, no último mês, passou a apresentar 28,5%, ou seja, uma variação absoluta de 3,71%.

O recuo ocorreu no sudoeste do estado, onde está localizada parte da macrorregião do Sertão Central e Inhamuns. A variação positiva, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ocorreu devido às chuvas acima da média no último mês. Porém, os impactos permanecem de curto e longo prazos na porção central e de curto prazo no restante do Ceará.

Mais

No estágio de seca fraca, espera-se veranico de curto prazo diminuindo plantio, crescimento de culturas ou pastagem ou ainda déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Segundo dados do Monitor, o Ceará não apresenta outro nível mais grave de seca desde fevereiro, quando o mapa apontou 3,42% do território classificado com seca moderada, em que os impactos já são mais intensos.