PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo: fim de semana chega com predomínio de nebulosidade variável e chuvas isoladas

17 de maio de 2019 - 13:24 # # # #

Para quem deseja curtir uma praia, o tempo no fim de semana estará favorável a céu mais claro (FOTO: Dieny Portinanni)

Para quem deseja curtir uma praia, o tempo no fim de semana estará favorável a céu mais claro (FOTO: Dieny Portinanni)

O fim de semana chega com previsão de predomínio de nebulosidade variável e chuvas isoladas nos próximos dias, conforme análise das condições de tempo e de resultados de modelos numéricos realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta sexta-feira (17).

Neste momento, de acordo imagem, observam-se nuvens sobre o Ceará, principalmente nas macrorregiões do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns. O posicionamento do Cavado de Altos Níveis (CAN), entre o oceano Atlântico e parte do Nordeste, auxilia a formação de áreas de instabilidade e, consequentemente, a formação de nuvens de chuva na região. Como verificado nos últimos dias, o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), encontra-se afastado da costa norte do Nordeste.

Diante da atual situação, a previsão para hoje é de possibilidade de chuva no litoral. Nas demais áreas, nebulosidade variável com precipitações isoladas.

Para o sábado (18), a indicação é apenas possibilidade de chuva no litoral e no Cariri, ou seja, precipitações de 5% a 20% nas áreas sob previsão. Nas demais regiões, a cobertura de nuvens segue sendo variada.

Já no próximo domingo (19), o Ceará deve receber chuvas isoladas no litoral, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité e  nebulosidade seguirá variando (ora céu mais claro, ora céu com presença de nuvens). Nas demais macrorregiões, não há expectativa de chuva.

PLANTÃO

Durante as manhãs de sábado e  domingo, a Funceme estará de plantão e realizará novas análises, principalmente devido à possível chegada de um novo Cavado, depois que o atual se dissipar.