PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Último fim de semana de maio tem tendência de chuvas no litoral e áreas vizinhas, indica previsão do tempo

24 de maio de 2019 - 10:47 # # #

Litoral e regiões próximas estão mais propícias ás chuvas neste fim de semana (FOTO: Fabiano Santos)

Litoral e regiões próximas estão mais propícias ás chuvas neste fim de semana (FOTO: Fabiano Santos)

O último fim de semana de maio chega com cenário favorável a chuvas isoladas, principalmente, nas áreas localizadas no centro-norte do Ceará, conforme previsão do tempo realizada na manhã desta sexta-feira (24) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Nesta sexta, quando imagem de satélite aponta a presença de nuvens sobre o território do Ceará, a indicação é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea. Há ainda possibilidade de chuva no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sertão Central e Inhamuns. Já nas demais macrorregiões, o cenário não é tão favorável às precipitações e o céu será mais claro ao longo do dia.

Na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme observam, no litoral cearense, a atuação da brisa terrestre, que é um sistema local que colabora para a ocorrência de chuvas, principalmente no período da madrugada e da manhã. Durante a tarde, os registros deverão se prolongar para as áreas dos litorais de Pecém e Norte.

Para o sábado, as condições são semelhantes: nebulosidade variável com chuva isolada no litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

Já na passagem para o domingo (26), há uma tendência  que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) fique mais inclinada em relação ao observado nos últimos dias e aproximando-se mais da costa norte do Nordeste.

“Caso este cenário indicado aconteça, o Ceará pode receber melhores chuvas sobre o litoral e áreas do centro-norte do estado”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Neste momento, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e, no sul, possibilidade de precipitações.